PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES
APRENDER: PRÁTICA
RECONSTRUTIVA
PÓS-GRADUANDO: ADRIANA
MACHADO SILVA
Curso de Pós – graduação
Lato Sensu
Campo Grande – MS
2012
EDUCAÇÃO INFANTIL E REGISTRO
DE PRÁTICAS
Lopes, Amanda Cristina
Teagno Lopes – São Paulo: Cortez, 2009 – (Coleção docência em formação. Série educação
infantil.
A obra Educação Infantil e
Registro de Práticas apresenta subsídios
formativos com base nas novas Diretrizes curriculares para profissionais que
atuam e também para aqueles que estão em formação.
No livro a autora juntamente
com outros autores e colegas de profissão mostra-nos a importância do registro
em nossa prática docente, passando pela história da Educação Infantil em São
Paulo, berço dos primeiros registros docentes.
Ela enfatiza que o Registro
é uma forma de memória uma vez que de posse dele podemos retomar (como foi
feito na obra) ao tempo em que tais práticas ocorreram.
Segundo a autora o hábito de
registro de práticas deve ser incentivado no professor que por sua vez deve enxergar
em seus alunos seres que produzem conhecimento e não apenas engolem o que é
dito. Vale lembrar que nós professores de hoje somos frutos dessa escolarização
voltada para a memorização, onde não nos era dada a oportunidade de pensar,
criar, debater enfim, produzir conhecimento , o que justifica nossa imensa
dificuldade em fazer registros, em passar para o papel nossas práticas.
Incentivar o professor a
registrar é dar a ele espaço e tempo adequado para suas produções, demonstrando
interesse pelo trabalho realizado, ou seja, é muito mais prazeroso escrever
quando sabemos que alguém vai ler do que a exemplo do livro apenas preencher
fichas burocráticas ( como acontecia na década de 30 em São Paulo) que nada
dizem de nossa vida cotidiana junto aos alunos.
Conforme a obra, a narrativa
e a experiência docente foi silenciada durante muitos anos, pois os professores
apenas podiam passar a seus alunos os saberes produzidos por determinados
autores, ou seja, não tinha voz e nem vez e ensinava a seus alunos que o que
uma pessoa mais conceituada afirmava como verdade ninguém tinha o direito de
contestar. Foi percorrido um longo caminho para que tivéssemos direito de expor
nossas idéias, pensamentos, críticas, para que enfim pudéssemos ser donos de
nossas práticas.
Vale lembrar que para que um
professor esteja apto a registrar sua prática ele deve ser crítico-reflexivo,
pesquisador e ter embasamento teórico a fim de que seus relatos não fiquem
apenas no campo do senso-comum. Deve também estar aberto a mudanças, já que,
através do registro irá repensar sua prática e detectar possíveis falhas e
novas maneiras de conduzir suas aulas para que consiga atingir os objetivos
propostos.
Essa é uma leitura que exige
conhecimentos prévios para ser entendida em sua riqueza e complexidade, que
através de vários exemplos nos mostra que através da prática do registro
podemos repensar nossa prática pedagógica de
maneira crítico-reflexiva.
Com o estudo dessa obra
pudemos amadurecer como profissionais, aprendemos que podemos e devemos formar
cidadãos críticos, cientes de seu compromisso social. Não se trata apenas de um
manual de instruções, mas sim de um material rico que se bem aproveitado
resultará em mudanças significativas para a prática docente.
Não podemos esquecer que tais
mudanças só ocorrerão a partir do momento em que o sistema vigente dê a nós professores
reais oportunidades e condições para colocarmos em prática tudo o que nos
oferecem em teoria. De nada adianta termos cursos, acesso a obras tão ricas se
em nosso dia-a-dia não há espaço para a reflexão, a pesquisa se sequer temos tempo em nossa atribulada
agenda para sentar e narrar os fatos ocorridos em sala de aula. Quantos
momentos preciosos se perdem no tempo! Quantas maravilhas nos trazem nossos
pequeninos!
Devos lutar por nossos
direitos e ideais e também pelos direitos de nossos alunos de terem uma
educação de qualidade.
Esse é nosso maior dever que
deve ser assumido no momento em que de posse de um diploma nos tornamos
professores.
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